Entre em contato
Papanicolaou Moderno - Thin Prep

O Papanicolaou é um procedimento que toda mulher que tem (ou já teve) uma vida sexual ativa deve realizar – pelo menos uma vez ao ano. É um exame ginecológico realizado como prevenção ao câncer do colo do útero.

O exame convencional consiste basicamente na coleta de material do colo uterino com uma espátula especial, sendo este material colocado em uma lâmina e analisado posteriormente por patologista. Nele, é examinada a morfologia das células da mucosa do colo do útero, alterações nas células cervicais, chamadas de displasia cervical. A displasia que se desenvolve deve-se a uma infecção causada pelo vírus que se designa papiloma vírus humano (HPV).

Este vírus altera de tal forma as células que se podem formar tumores benignos ou mesmo malignos. O exame tem esse nome por ter sido inventado pelo médico George Nicholas Papanicolaou.

Se o médico sugeriu que você realize um Papanicolaou, vale perguntar se ele utiliza a nova técnica de realização do exame. Conhecido como Thin Prep, ou Papanicolaou Moderno, o procedimento reduz significativamente o risco de resultados falso-negativos na detecção do câncer do colo uterino.

Esse tipo de câncer, aliás, é muito perigoso para as mulheres e é o segundo que mais mata (o primeiro é o de mama). Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), 230 mil mulheres morrem por ano por conta deste tumor maligno.

É muito importante, se você já iniciou sua vida sexual, fazer o Papanicolaou todo ano. Com esse método moderno, realizado pelo Pathos, garantimos maior positividade no diagnóstico precoce de câncer de colo de útero.

Entenda como funciona o Thin Prep:

Entenda como funciona o Thin Prep

Ao invés de esfregar o material coletado em lâmina de vidro, o médico ginecologista repassa-o para um tubo que contém um líquido especial (fixador). Em seguida, o tubo em vez da lâmina é enviado para o laboratório,acompanhado da requisição médica do exame.

No laboratório, esse tubo é introduzido num equipamento computadorizado que faz automaticamente o preparo da lâmina contendo o material que será analisado microscopicamente pelo médico patologista.

Graças à automação do processo, o material fica muito mais uniforme e melhor distribuído na lâmina, evitando conglomerados celulares espessos que dificultam a visualização e a interpretação das alterações encontradas no esfregaço convencional.

Artigos científicos comparando os dois métodos indicam a maior eficácia diagnóstica do Thin Prep na detecção de lesões intra-epiteliais cervicais.

O Thin Prep foi aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration – órgão norte-americano que administra a fabricação e comercialização de produtos alimentícios e da área de saúde), sendo avaliado como o melhor método para detecção e classificação das lesões glandulares do colo uterino.

Dica: Se o diagnóstico do Papanicolaou for suspeito ou positivo, é importante que a biópsia de colo uterino seja realizada no mesmo laboratório que fez o exame. Isto porque, ao examinar a biópsia, é importante rever as alterações do Papanicolaou e compará-las. Este é um procedimento que traz segurança ao resultado.

Agende seu exame conosco

Pedido de Material

Nome do Solicitante: (obrigatório)

Telefone:(obrigatório)

Seu e-mail: (obrigatório)

Médico / Clínica / Hospital: (obrigatório)

Endereço:(obrigatório)

Nº:(obrigatório)

Complemento(Conj./Andar/Blocos/Sala)

Kit - Frasco Pequeno com Formol

Kit - Papanicolaou sem espéculo

Kit - Captura Híbrida

Etiquetas de Identificação de Paciente

Kit - Papanicolaou com espéculo

Kit - Intolerância Alimentar

Saco Transparente Pequeno

Kit - Thin Prep

Saco Transparente Grande

Frasco com Fixador de Lâmina

Declaração de Expedição (Mapa Diário)

Saco Pathos Pequeno

Lâmina Fosca Sem Lapidar - c/ 50 lâminas

Envelope de Numerários

Saco Pathos Grande

Frasco Citológico 03 Estrias Redondo

Requisição (Anátomo/Cito) - c/ 20 folhas

×